banner

Começa na próxima segunda (14) a Expedição pelo Semiárido

O prêmio dos alunos e professores que ganharam o V Concurso de Redação e Artigo Científico, a tão esperada viagem pelo Semiárido, começa na próxima segunda-feira (14). O ônibus sai do portão principal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, às 7 horas. Os expedicionários deve chegar com pelo menos meia hora de antecedência. O grupo parte em direção ao Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna, para uma trilha e atividades de campo.

À tarde, o ônibus parte com destino ao pôr do sol no Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras. NA manhã seguinte tem trilha no Sítio Manoel de Sousa, onde o grupo vai conhecer as belezas dos lajedos a exemplo da formação rochosa denominada de Saca de Lã. À tarde é hora de partir com destino a Saloá-PE. A expedição vai se hospedar no Hotel Fazenda Brejo, de verdes belezas e encantos rurais. Vai ter trilhas, banho de piscina, vôlei e outras brincadeiras.

Ainda neste dia o grupo se despede de Saloá e vai em destino a Triunfo-PE. Clima frio, passeio de teleférico e visita a museus, engenho e cidade histórica é o que espera pelos aventureiros do Semiárido. Dia 17, tem música ao vivo no Casarão do Jabre, em Matureia-PB.  A turma vai se preparar para a subida ao Pico do Jabre na manhã seguinte. No alto do Pico do Jabre a principal atividade é uma aula com o prof. Daniel Duarte, curador do Museu Interativo do Semiárido, que acompanha o grupo todos os anos, repassando um pouco do seu vasto conhecimento sobre o Semiárido aos alunos e professores.

Após merecido descanso para o almoço a turma se despede do Casarão do Jabre e segue com destino a Pombal, onde visita o Sítio São João, em que a comunidade deu a volta por cima na pobreza e hoje produz polpa de frutas para vários pontos comerciais e já estão com uma boa estrutura instalada. É um exemplo de convivência com o Semiárido. Trata-se de um dos projetos de agricultura familiar que conta com apoio do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido/UFCG.

A próxima parada dos expedicionários é a Estância Termal Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe-PB, última noite do grupo junto, ocasião em que a turma aproveita para se confraternizar. Na manhã seguinte tem visita ao Vale dos Dinossauros e após o almoço é hora se voltar pra casa.

Ascom Expedição do Semiárido