banner

Elementos de composição da redação argumentativa

Como garantir que a sua redação seja estruturada da maneira correta sem conhecer cada uma das etapas necessárias para construí-la? Para escrever um texto dissertativo-argumentativo que atenda aos requisitos de estruturação esperados pelos corretores da redação você deve saber perfeitamente quais são os elementos de composição da redação.
1. Tese
A tese é a ideia que você pretende defender durante o seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema da proposta e ser apoiada por argumentos ao longo da sua redação.
2. Argumento
O argumento nada mais é do que a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese que você está defendendo. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
3. Estratégias Argumentativas
As estratégias argumentativas são os recursos utilizados pelo autor para desenvolver os argumentos, de maneira que o leitor se convença sobre o assunto. Elas podem aparecer como exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de especialistas, alusões históricas ou ainda por meio de comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Não existe uma fórmula mágica capaz de fazer com que você escreva um texto desse tipo do dia para a noite. O aluno tem que estar preparado. O que ele precisa fazer é ler e escrever muitos textos desse tipo, levar todas as suas redações para correção e ter uma boa introdução, que vai apresentar o tema a ser desenvolvido. É conhecer, tanto na teoria quanto na prática, as características de um texto dissertativo-argumentativo.
(Ascom Expedição do Semiárido, com Portal Universia Brasil)